Article

Porto Alegre e Curitiba. Muita semelhança, quanta diferença.

As duas principais cidades do Sul do País se parecem em muitos aspectos. O tamanho das duas metrópoles, por exemplo: Curitiba tem uma população de 1.7 milhão de habitantes, Porto Alegre tem 1.4. Uma diferença ainda pequena e que já foi inversa, a favor dos gaúchos – se é que existe alguma vantagem nisso.

A capital paranaense está tomada pelos radares de trânsito, a capital gaúcha idem. Em ambas, a velocidade máxima permitida é de 60km/h. Os centros das duas cidades também têm lá as suas semelhanças. Em Curitiba, a principal rua de comércio é a rua XV, um calçadão de pedestres também chamado de rua das Flores, marcado na história por ser palco de manifestações políticas. A região concentra alguns edifícios antigos – muitos deles com os dias contados – e tem como uma de suas atrações um mercado antigo, o Mercado Municipal. Ipsis Literis em Porto Alegre. Rua que é calçadão, calçadão que é ponto comercial e de manifestações políticas, chamado de Esquina Democrática, prédios antigos, Mercado Público – um pouco maior e mais antigo que o de Curitiba. De resto, vamos às diferenças.

Curitiba perdeu seus principais espaços para shows, como a Pedreira Paulo Leminski, tradicional palco de mega apresentações, de Jose Carreras a AC/DC.

Porto Alegre talvez seja a terceira capital do Brasil em número de espetáculos internacionais. Além de casas de shows que recebem boas atrações, os gaúchos estão ficando acostumados aos grandes eventos. Nos últimos anos, Rush, Paul McCartney e outros importantes astros do pop rock mundial aterrisaram na capital gaúcha, geralmente para shows no Estádio Olímpico, do Grêmio de Porto Alegre.

Outra diferença importante: o transporte. Se em Curitiba o modelo de transporte é o mesmo há quase 40 anos, baseado em ônibus, Porto Alegre está um passo a frente, oferecendo uma linha de metrô de superfície que deve ser modernizada e ampliada e um projeto de metrô subterrâneo que deverá entrar em breve em processo de licitação. Andar de táxi em Porto Alegre também é mais barato do que em Curitiba, e a cidade tem uma frota de pelo menos 5 mil veículos, enquanto a de Curitiba tem 2 mil táxis a menos. Entretanto, o número total de automóveis em Curitiba é muito maior do que em Porto Alegre. São 400 mil carros a mais.

Com esse trânsito, pense: qual cidade teria que investir mais em obras viárias e de transporte? Errou, Porto Alegre está construindo uma grande avenida – uma free way – que facilitará o acesso para quem chega de cidades próximas e do aeroporto ao centro da cidade. Aliás, o aeroporto já é um dos mais centrais do Brasil, são 15 minutos de percurso apenas.

Porto Alegre tem suas desvantagens, como a sujeira nas ruas e o baixo índice de reciclagem de lixo em comparação com a capital paranaense, mas está numa retomada interessante. Curitiba cresceu em número de habitantes principalmente devido ao processo migratório da população do interior para a capital . Porto Alegre sofre menos com esse processo, talvez porque as demais cidades gaúchas tenham mais estrutura e oportunidade a oferecer a seus habitantes, reduzindo o processo migratório interior-capital. Porto Alegre, que parecia parada, resolveu andar. E Curitiba, que caminhava com passos firmes para ser uma cidade modelo, estacionou nos anos 80.

Porto Alegre é uma das sedes da Copa das Confederações. Curitiba, não.

50 Responses to “Porto Alegre e Curitiba. Muita semelhança, quanta diferença.”

  1. Eduardo
    14 de junho de 2011 at 18:30 #

    Opa! cheguei no teu blog por acaso. É sempre interessante ler o parecer de pessoas de fora sobre Porto Alegre, já que os gaúchos são suspeitos. hahahah

    Sugiro algumas correções.

    O Rush apresentou-se no Olímpico, mas Paul McCartney no Beira-Rio, pela maior capacidade de público. Historicamente os shows de POA ocorrem no Gigantinho, o ginásio do Inter.

    Apesar de ser um respeitável pólo de shows, a cidade carece de melhor infraestrutura nesse sentido.

    Outra ressalva que se deve fazer é quanto ao “metrô”. O atual metrô é importantíssimo para a ligação centro-Regiao Metropolitana, mas para os bairros da cidade ele é pouco relevante. Por isso a necessidade de ampliação da linha para “dentro” da cidade. É sério que Curitiba não tem nenhum projetinho de metrô? Pô, tem que ter!

    Ainda na mobilidade urbana, Curitiba é muito elogiada nesse sentido. Não imagino que passem problemas piores que POA.

    Quanto a ser sede da Copa das Confederações, é uma informação de pouco peso e relevância, na minha opinião.

    Ademais, gostei do relato. Ainda conhecerei Curitiba.

    Abraço

    • Guto
      4 de agosto de 2012 at 19:01 #

      Copa das Confederações??? Que piada…. isso não traz bene´ficio algum para a vida da maioria população..

  2. Edison
    20 de julho de 2012 at 5:47 #

    Não acho que Curitiba seja semelhante a Poa! Conheço bem as duas cidades. Curitiba é moderna, limpa, trânsito organizado, grandes avenidas, prédios modernos, transporte coletivo modelo para todo o mundo. É uma cidade mais rica que Porto Alegre( a capital paranaense tem o 4º maior PIB do Brasil), 400 mil habitantes a mais, 400 mil veículos a mais. Poa é suja, desogarnizada, trânsito que não flui, prédios feios… A capital gaúcha já teve seu auge no sul do país, e se tem alguma cidade que estagnou na década de 80 foi Poa ao contrário de Curitiba que cresce e evoluí muito mais que Porto!

    • KÁTIA
      7 de janeiro de 2014 at 18:22 #

      MORO EM CURITIBA E CURITIBA NÃO É TUDO ISSO NÃO,O CENTRO QUE ANTES ERA LIMPO MESMO,HJ EM DIA DEIXA A DESEJAR,O TRANSPORTE,AFF É DIFÍCIL EU IR TRABALHAR SEM VAZAR PARA FORA DO BUSÃO!! O ATRASO DAS LINHAS ENTÃO,NEM SE FALA!!

      • J.Cruz
        20 de janeiro de 2014 at 17:54 #

        EU TAMBÉM MORO EM CURITIBA E DISCORDO COM A KÁTIA. Ô MINHA CONTERRÂNEA, SE É Q VC É DE CURITIBA,GOSTARIA DE SABER Q BAIRRO VC MORA PRA DIZER Q T VAZANDO PRA FORA DO BUZÃO . EU MORO NA ZONA NORTE DE CURITIBA, NÃO SEI SE VC CONHECE,MAS OS ÔNIBUS DA MINHA LINHA CIRCULAM A CADA 3min. NOS Hrs DE PICO E EM TODAS AS OUTRAS ZONAS É A MESMA COISA, ENTÃO Q BAIRRO VC MORA Q TÁ TÃO DIFÍCIL P VC? CONTA OUTRA ´KÁTIA.rsrs

    • rafael
      3 de fevereiro de 2014 at 19:05 #

      Concordo em tudo parece que esta reportagem desmereceu Curitiba e favoreceu Porto alegre

    • Christian Marques
      1 de junho de 2014 at 18:36 #

      Cagão!

  3. Guto
    4 de agosto de 2012 at 18:58 #

    Outra diferença acentuada entre Curitiba e Porto Alegre é o assim chamado “skyline” .Em Curitiba constroem-se mais edifìcios altos do que em Porto Alegre, isto é, só de “trintôes” existem em Curitiba no mínimo 100 edificios de porte alto, sendo que já existem em fase de construção e projeto vàrios “quarentões” e até “cinquentões”. Porot Alegre parece que, neste quesito parou no tempo .a não ser que a legislação local limite a construção de edificios mais altos na cidade.

  4. Luciano
    8 de agosto de 2012 at 3:19 #

    Sou catarinense de Florianópolis, mas vou seguidamente nas duas capitais a trabalho e a lazer. Bem, são ótimas cidades, possuem locais de muita beleza e outros nem tanto. curitiba me parece um pouco maior, transito melhor, mas a grande Porto Alegre, é bem maior que a grande Curitiba. Lazer e gastronomia se equivalem, vai depender do gosto de cada um, mas Porto Alegre, tem um diferencial, que na minha opinião, vence Curitiba. E penso que é o mais importante, que é o povo. o curitibano é frio, e parece ser mau humorado, é de difícil acesso. O porto Alegrense é o contrário, hospitaleiro, e faz amizade facilmente, vc o conhece a um mês, e parece que é amizade de 20 anos! Fico com POA, pelo povo maravilhoso que tem!

    • Lucas
      8 de agosto de 2012 at 17:50 #

      Hospitaleiro?Hahaha,me desculpe, mas quando fui para lá e entrei numa padaria e foi ignorado só por ter menos de14 anos
      Além disto, população não deveria favorecer ninguém.

    • Rubem Olintho de Souza Filho
      30 de outubro de 2013 at 21:30 #

      REALMENTE…SE CURITIBA( ONDE EU, QUE SOU DE MANAUS, NO OUTRO LADO DO BRASIL(REGIÃO NORTE OU AMAZÔNIA) E INCLUSIVE JÁ ESTIVE DUAS VEZES RECENTEMENTE) É DIGNA DE SER CONSIDERADA CIDADE-MODELO EM ÁREAS COMO TRANSPORTE PÚBLICO, ECOLOGIA E MEIO-AMBIENTE, ETC…, POR OUTRO LADO, QUANDO SE TRATA DE COMPORTAMENTO HUMANO E RELACIONAMEMTOS INTERPESSOAIS, O POVO CURITIBANO (salvo honrosas exceções!) PRECISA TOMAR UMA BOA DUMA VERGONHA NA CARA, JOGAR NA LATA DO LIXO ESSA MALDITA FRIEZA E ARROGÂNCIA, DEIXAR ESSE MALDITO MAL-HUMOR DE LADO, E PASSAR A SER UM POVO AMIGO, HOSPITALEIRO, MARAVILHOSO. COM ISSO, CURITIBA, CIDADE QUE AMO MUITO (ALÉM DE MANAUS, MINHA CIDADE NATAL), TERÁ UM ESTRONDOSO SALTO DE QUALIDADE E CONCEITO PERANTE O RESTO DO BRASIL E MESMO DO MUNDO. AO INVÉS DE REJEITADA, CURITIBA SERÁ MUITO DESEJADA E RESPEITADA UM DIA, SE O DIFÍCIL POVO DESSA CIDADE SOFRER UMA PROFUNDA METAMORFOSE EM SUA MANEIRA DE SER. TE AMO, CURITIBA!!!

      • rafael
        3 de fevereiro de 2014 at 19:09 #

        Cara sinceramente.curitibano quando se torna amigo nunca te abandona !

        • silvia
          4 de fevereiro de 2014 at 4:27 #

          Curitiba é bumburitiba.
          Perde longe para os gaúchos.
          Nunca fui tião mal recebida num lugar onde se mede roupa, sobrenome, etc. Ainda se intitulam europeus.
          Com aquele trânsito?
          Piada

    • Giulia
      22 de janeiro de 2014 at 3:26 #

      Não sei o que tanto falam de Curitibanos. Eu sou de Vitória-ES, e estou vivendo em Curitiba há três anos e posso dizer que não conheço curitibanos legítimos. A cidade cresceu muito nos anos 80 e 90, é totalmente cosmopolita, todo mundo é do interior do estado, paulista ou gaúcho.
      Essa coisa de reclamar de curitibano é folclore, você entra no elevador e ninguém conversas, fato, mas vai ver tinha gaúchos, paulistas e cariocas no mesmo elevador pensando serem curitibanos.
      POR FAVOR!!!! A maior parte da população curitibana é gente feito eu que está aqui em busca de mais qualidade de vida.

  5. Mix
    8 de agosto de 2012 at 17:40 #

    Porto Alegre é uma das sedes da Copa das Confederações. Curitiba, não.

    Claro que é sim, desinformado.
    Alias, você apenas citou pontos ruins de Curitiba para ‘exaltar’ Porto Alegre.
    Porto Alegre e seu Narcotráfico.
    E,por que tem tantos acidentes de trânsito em P.O.A e em Curitiba quase não se fala?

    • ricardo
      13 de agosto de 2012 at 21:59 #

      Olá Luiz Henrique,
      Na época que escrevi o artigo, Porto Alegre estava cotadíssima a ser uma das sedes da Copa das Confederações.
      Mas acabou não sendo escolhida, assim como Curitiba ficou de fora.
      Segue link com a relação de sedes escolhidas e seus estádios:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_das_Confederações_de_2013

      Obrigado

  6. Mix
    8 de agosto de 2012 at 17:42 #

    Além disto, o Maior ônibus do mundo, está circulando em Curitiba.
    Para quê metrô se você pode andar de ônibus?
    O modelo de Curitiba foi copiado por cidades como N.Y.
    E, Curitiba além de desenvolvida é arborizada, a segunda mais arborizada do País, e ainda entro no Top.15 mundial.

    • Alan
      28 de outubro de 2013 at 21:29 #

      Curitiba não é mais Arborizada que BH, Goiania, Poa … ‘-’

      • J.Cruz
        20 de janeiro de 2014 at 18:11 #

        E AÍ ALAN,QUEM TÁ FALANDO DE BH, GOIÂNIA OU OUTRA CIDADE? A QUESTÃO AQUI SÃO AS METRÓPOLES DO SUL, NÃO DO SUDESTE OU CENTRO-OESTE. CADA UMA DESSA CAPITAIS TEM SEUS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM TODO BRASIL MAS NUM CONCEITO GERAL VIVER NO SUL É UM PRIVILÉGIO, EM CURITIBA OU PORTO ALEGRE. E VIVA O SUL!!!!!!

        • Samuel
          16 de junho de 2014 at 19:08 #

          Meu… Por favor, não fala besteira, de “Viva o Sul”! É pura asnice julgar que vivemos muito melhor que os habitantes de outras capitais… Temos BH que dá um banho em Porto Alegre. Porto Alegre é muito bonita, mas muito suja, desorganizada, e o povo daqui não é muito diferente do pessoal de Curitiba.

  7. Marcos
    13 de dezembro de 2012 at 17:20 #

    Provavelmente você deve ser portoalegrense. Faz tempo que eu não vou pra lá, mas vou direto a Curitiba. Esta Curitiba que você disse, quase não existe mais. Tem muita gente de fora morando (paulistas, mineiros e interioranos) e a referência de povo fechado diminuiu bastante (ainda tem um pouco); a de urbanismo também. Convivemos com todos os problemas comuns a todas as grandes capitais brasileiras. Quanto ao metrô, tem um projeto de mais de 20 anos que não sai do papel, por causa do coronelismo da geração Lerner que manda e desmanda na cidade (são donos das fábricas das estações tubo e de asfalto). Sou curitibano, mas lamento dizer que estamos perdendo posições, se alimentando da glória dos anos 80 e 90.

    • ricardo
      13 de dezembro de 2012 at 18:15 #

      Olá Marcos, não sou portoalegrense. Sou brasiliense de certidão e curitibano de coração. Concordo que a glória acabou. Acho importante os curitibanos viajarem mais para refletirem sobre a própria cidade. Essa foi a intenção do artigo que escrevi. Já foi a Brasília? Já viu a educação das pessoas de lá em relação ao respeito ao trânsito? Tem acompanhado os projetos de preservação histórica que andam acontecendo a todo vapor no Rio? Será que a última boa ideia de Curitiba (talvez os ligeirinhos) já não está enferrujada?
      É isso,
      Obrigado por comentar

  8. elias carvalho
    11 de janeiro de 2013 at 0:44 #

    ja morei nas duas cidede curitiba e porto alegre a cidade de curitiba ten mais oprtunidades de emprego e para quen quer crescer curitiba e a cidade ideal mas ,eu acho que e falta de etica falar de uma cidade se voce nunca morou nela

  9. elias carvalho
    11 de janeiro de 2013 at 0:47 #

    existe algumas vantagens das duas cidades a diferenca e que o custo de vida de curitiba e mais caro por causa dos impostos

  10. Edson
    23 de fevereiro de 2013 at 0:53 #

    Com toda certeza Curitiba e muito melhor que Poa, Poa ja fui umas vzs e a cidade e muito feia, olhando de longe nas fotos parece bonita mas olhando mais de perto, cada predio um mais feio que o outro, tem um predio no centro perto do mercado municipal coisa horrivel, o centro e muito feio, ja Curitiba e mil vzs mais linda, tem edificios super modernos, não e pra menos ja que Curitiba e a 4 cidade mais rica do pais, isso se reflete na cidade, a cidade e moderna, rica. Quanto ao metrô ja foi aprovado pela presidente Dilma o Metro Curitibano a verba ja foi liberada. Estamos caminhand pra frente a cidade mudou muito olhando as fotos antigas, dos anos 70 e 80. ja Poa estagnou, se for comparar as fotos dos anos 70 80 quase nao se ve mudança principalmente o centro. Desculpe os portoalegrenses mas sou mais Curitiba. Agora qnto a futebol isso claro Poa tem mais norral, mas vamos falar a verdade, o que o futebol tem de vantagem em termos de cultura, so e bom para o time mesmo. Nao gosto de futebol e pra mim um povo que gosta de futebol e um povo alienado, existem outras coisas muito mais importante no meu ver, vemos isso na copa, investem milhoes em estadios, que bom seria se investissem na população. Mas tudo isso pq existe esse povo alienado que consome isso, td lixo cultural.

  11. hamilton
    1 de março de 2013 at 1:13 #

    ridículo comparar porto alegre com curitiba

  12. hamilton
    1 de março de 2013 at 2:07 #

    Conheço Porto Alegre e Curitiba e o que tenho para escrever se resume em poucas palavras; na comparação com Curitiba, Porto Alegre e um lixão à céu aberto, com prostitutas e viados residindo e todos os prédios antigos e inacabados. Passeando pelas ruas e veredas daquele centro malcheiroso gotas de suor das putas caem do alto dos prédios baixos (que os gaúchos acreditam ser altos e modernos) e molham o rosto daqueles cretinos, e eles, como todo porto-alegrense, acreditam que trata-se de algum ar-condicionado em algum apartamento ricamente decorado. Pobreza!!! Pior do que a cidade em si é mania de grandeza de seus habitantes. Eles não aceitam a inferioridade e tampouco a verdade que dói em seus ouvidos, que urtica suas orelhas gigantes. Para eles, o prédio mais alto está la, o maior PIB está lá, e que os dados do IBGE não são verdadeiro, por isso acreditam erroneamente que é a mais populosa, mais arborizada, tem maior números de veículos, maior número de avenidas, etc. Se lá tem metrô, bem, é uma cidade antiga, com anos de glória que ficaram no passado. CWB é uma cidade também antiga, mas fois apenas nas últimas décadas que teve seu crescimento, tanto horizontal quanto verticalmente. Um metrô em CWB é questão de tempo ou boa vontade dos nossos políticos. Talvez nunca seja construído.
    Bem, por razões anteriormente descritas muitos tiram sarro deles, por serem totalmente desatualizados e ter mania de grandeza.

    população censo 2011
    CWB – 1.765.000 POA – 1.414.000
    Área Urbana
    CWB – 320 km² POA – 161 km²
    (ou seja, CWB é mais populosa e mais urbanizada que POA. Somente a região metropolitana de POA é maior e divide com a capital gaúcha os mesmos impagáveis índices, enquanto as pequenas cidades do entorno de CWB está em um crescente estágio de desenvolvimento, deixando de ser apenas cidades-dormitório).

    Se não acredita na diferença que distancia dia após dia tais cidades, basta apenas pesquisar os dados relevantes para a comparação. Em alguns dados POA se destacará e em muitos CWB será melhor classificada: POA deixou de ser mais violenta, deixou de ser mais cosmopolita, deixou também de ser a referência sulista para empresas de tecnologia e a melhor cidade do sul para se investir.
    E me desculpe pela grosseria, mas acho realmente ridículo comparar duas cidades tão diferentes, apenas pelo fatos de serem as duas maiores cidades da região sul.

    Por fim, de forma geral, não somos mal-humorados e frios. Apenas discretos. Pra que conversar com quem nem mesmo conhecemos em lugares públicos? Ler um bom livro ou escutar uma boa música é mais proveitoso !!! Pra que conhecer os vizinhos se eles servem apenas para mexericar nossas vidas e falar mal dos “outros”? E pra que bajular um povo que, na sua maioria, nos odeia e possivelmente nos inveje?

    Não somos arrogantes e agressivos! Estamos na defensiva contra aqueles que nos critica.

    E vão todos pro inferno gosdos comedores de torresmo. Se nos odeis, por que infeliz motivo vocês vêm para a a nossa cidade?

    Há quem acredite que a rivalidade não exista, mas existe e partiu primeiramente dos porto-alegrenses, por tal razão os curitibanos não vos prezam.

    • Jaime
      13 de novembro de 2013 at 1:27 #

      Cara, na boa, o que foi que tu cheirou?

    • Marcos
      9 de janeiro de 2014 at 11:45 #

      Cara, você é uma vergonha aos bons curitibanos! Vê se amadurece! Antes de sermos curitibanos ou portoalegrenses ou qualquer outra coisa, somos todos brasileiros. Bairrismo e separatismo é coisa de imbecis imaturos como você! Bom seria se todas as cidades brasileiras tivessem a qualidade de vida de algumas cidades do sul associada à hospitalidade dos gaúchos!
      Vê se cresce e amadurece e começa a tratar melhor quem visita sua cidade. Não vai te diminuir nada puxar uma boa conversa e até mesmo fazer amizade com algum gaúcho que você conhecer!

    • Ronaldo Pereira
      13 de março de 2014 at 16:16 #

      Hamilton, Com quase tudo que escreveu, concordo que Curitiba é mais rica, mais bonita, mais limpa, mais organizada, mais arborizada, com prédios mais altos e modernos do que Poa que também mora em meu coração. Curitiba é sim uma cidade cosmopolita, temos muito gaúchos, temos até um ou dois CTG´s Catarinenses, Paulistas principalmente ( meu pai é ), mineiros, e Sul Mato-grossenses, mas também tem muito estrangeiros morando aqui devido a muitas empresas multinacionais que estão aqui. Agora falar mal do gaúcho em discordo e olha que sou Curitibano da gema.

  13. Pietra
    6 de março de 2013 at 17:19 #

    Cheguei neste blog para realizar uma pesquisa sobre Curitiba. Fiquei supresa com os comentários referente a cidade, quando se trata de comparações sabemos que tem os pós e contras. Não colocaria copa das confederações nem numeros de carros circulando na cidade, pois a copa trará poucos benefícios e poderá causar um grande caus. Um país desenvolvido não é aquele que pobre compra carro, é o rico andando de onibus. Estas comparações é medidr forças desnecessárias.
    Acho interessante comparar como está o gerenciamento da cidade e a qualidade de vida de seus habitantes, como: trabalho, saude, educação e lazer, aqui no Brasil quando tem a primeira falta as outras.
    Em questão da qual cidade é mais bela é relativo, o que é bela para mim pode não ser para o meus vizinhos. Eu acho Curitiba bem agradável, é limpa, escola de excelente qualidade, culinária, shopping, parques, etc…
    Curitiba é eclética, basta ficar sentados nos bancos da famosa Rua XV e perceber o quanto o coração da cidade é grande. É claro que quando trata-se de infraestrutura poderia melhorar em alguns aspecto, mas estamos no Brasil onde o dinheiro publico é de interesse pessoal e não para melhorias das cidades. Vamos então comparar o sul brasileiro com a Europa, que para ir de um país no outro é de trem e vôos baratos. Em Paris é possivel andar de bicicleta, metrô e trem sem se perder porque a cidade é bem sinalizada. Aí sim, dá para fazer comparações…

  14. Diego
    3 de agosto de 2013 at 18:27 #

    Eu não sou do Sul, moro no Sudeste, mas sempre viajo para as duas cidades a trabalho. Gosto muito das duas cidades. Ambas são mais tranquilas e organizadas que as mega cidades de SP e RJ. Entretanto, o povo de porto alegre é mais aberto e comunicativo, enquanto que os curitibanos são mais fechados. Acredito que a maior diferença está no povo e não nas cidades em si.

  15. André
    14 de agosto de 2013 at 4:02 #

    Conheço as duas cidades, e acho que seu texto foi TOTALMENTE tendencioso.

    Faltou você dizer que Porto Alegre alaga em dias de chuva, que o centro é sujo e cheio de prédios pixados. Nenhum gaúcho te recomenda a andar em POA a noite, pois a criminalidade no centro é muito alta, embora Curitiba seja mais violenta (considerando número de homicídios), a região central é muito mais segura do que na capital gaúcha.

    O transporte público de POA faz o centro da cidade virar um caos, todos os ônibus precisam ir até o centro da cidade, congestionando tudo, problema que Curitiba já resolveu há mais de 40 anos criando os terminais que evitam o grande número de ônibus no centro.

    Os parques em Curitiba são espetacularmente bem cuidados, enquanto na Redenção parque mais famoso de POA ninguém pode ficar depois das 18h por causa dos crimes, é sempre muito visível a falta de manutenção do local.

    Acho que seu bairrismo impediu de fazer uma comparação honesta entre as duas cidades.

    • André
      14 de agosto de 2013 at 4:05 #

      Mais uma coisa, Curitiba tem inúmeras opções de comercio 24hs, são supermercados, panificadoras e restaurantes que nunca fecham. Porto Alegre não tem nenhum supermercado 24hs

    • E.S.
      1 de fevereiro de 2014 at 12:26 #

      André, moro em Porto Alegre, não trocaria por Curitiba, mas sou obrigado a dizer que o seu comentário não tem exagero nenhum. A violência está crescendo a cada dia, muito devido à incompetência do prefeito e do governador do Estado, que não são do mesmo partido mas combinam no quesito ineficiência.

      Sugerir que o trânsito em Porto Alegre é melhor que em Curitiba é uma piada, visto que é sabido que Curitiba tem um sistema de transporte público modelo. Mas não considero o de Poa tão ruim assim, em comparação com o de outras cidades. Os grandes defeitos de Poa são: calor, sujeira e violência.

      O povo curitibano é mais fechado que o portoalegrense? Concordo, mas também não vamos exagerar nesse aspecto. Limpeza urbana? Vantagem para Curitiba sem dúvida. Supermercados? Porto Alegre toda a vida, em Curitiba você morre na fila e ninguém reclama. Clima? A menos que a pessoa deteste frio e dias nublados, o de Curitiba é melhor (Poa é absurdamente quente no verão).

  16. Manfredini
    14 de agosto de 2013 at 17:17 #

    Sou porto-alegrense, e conheço bem Curitiba ( adoro Curitiba)… acho realmente linda e bem organizada a cidade, ruas limpas, parques bonitos etc.Mas Porto Alegre também tem parques maravilhosos ( sem falar num patrimônio natural chamado: Rio Guaiba), acho que ainda perde na questão de limpeza publica…mas observo que evoluiu absurdamente nos ultimos 2 anos com as coletas automatizadas.

    Quanto a dimensão dos prédios serem menores em Porto Alegre é devido ao plano diretor que não permitia prédios maiores de que 5 andares na maior parte da cidade por muitos anos, com intuito de haver um crescimento e expansão horizontal e não vertical na cidade.

    Mas quem trabalha no ramo imobiliário que é meu caso, posso afirmar, que com a explosão imobiliária a partir de 2007, Porto Alegre explodiu na questão de prédios altos, modernos, e multi-funcionais ( residenciais e comerciais integrados, o que otimiza a cidade) sem falar em dezenas e dezenas de bairros planejados. Porto Alegre neste momento vive a propulsão construtiva de centenas de empreendimentos ( altos e modernos) diria que agora é a vez dela expandir nesse sentido.

    Pois Porto Alegre é muito fragmentada, por isso para ver a parte nobre em questão de prédios e estrutura imobiliária, precisa conhecer os vários bairros nobres da cidade, e não somente bairros de prédios mais antigos e baixos.

    Já Curitiba esses prédios altos e modernos fica mais agrupados e explícitos, o que eu acho realmente bonito…enfim

    No sentido de prédios históricos, Porto alegre tem o processo inverso, são muito bem cuidados, preservados e agrupados num centro histórico.

    Na questão de ter mais carros, realmente Curitiba tem mais veiculos…mas isso não faz a menor diferença na grandeza de uma cidade, mesmo porque esse veiculos a mais se devem ao fato de Curitiba assim como Belo Horizonte, terem isenções fiscais maiores no setor automotivo e sendo assim varias grandes locadoras de veiculos compram e emplacam seu carros nessas cidades e distribuem sua frota em todo território brasileiro em suas filiais.

    Na segurança publica… se quer morar numa cidade realmente segura… vá morar na europa e olhe lá, não tentemos mascarar esse problema de nível nacional.

    Na questão vias publicas e mobilidade urbana, somente agora Porto Alegre esta vivendo um BOOM nesse sentido devido o PAC, a cidade está um verdadeiro canteiro de obras da zona norte a zona sul ( Novas avenidas, duplicações, viadutos, elevados, pontes, tuneis etc.) o resultado se mostrará em mais uns 3 anos.

    Quanto a ter times de futebol de tradição ou não…bem…isso é questão de gosto, eu particularmente adoro um futebol, e quanto a isso realmente não tem como comparar com os times de Curitiba… Todo Brasil conhece o peso de Inter e Grêmio.

    Mas concordo que um bom livro é uma troca justa, o que não posso reclamar aqui em Porto Alegre, pois é tomada de grandes livrarias e tem a maior feira do livro da américa latina.

    E sei que os Curitibanos também adoram uma boa leitura, talves seja o clima frio em grande parte do tempo nas duas cidades que estimule a leitura. Mas não podem achar que aqui em Porto Alegre temos somente um bom futebol… enganam-se. Tem bastante cultura e tradição.

    Quanto ao PIB diria que as cidades se equivalem, depende do ponto de vista, e analiza de distribuição de renda, mas se compararmos o PIB por estado, o RS ainda tem maior PIB que o PR.

    E finalmente sobre o povo, bem, mesmo sendo gaúcho devo concordar que o povo daqui é o mais bairrista do Brasil, e temos sim aquela dose de ar de que aqui tudo é belo e melhor… mas isso tem resquícios históricos oriundos da revolução farroupilha, onde eramos um estado esquecido pela coroa portuguesa, que só cobravam altos impostos e não nos apoiavam em nada,então o povo rio-grandense lutou pelos seus direitos, sendo assim gerando uma personalidade de um povo blindado e bairrista, pois eramos os sentinelas da fronteira com a coroa espanhola, e talves por isso desenvolvemos essa característica atropologica e cultura de personalidade.

    Também deve ser por isso que o povo porto-alegrense e gaúcho tem a fama de ter habilidades de comunicação e diplomática. pode-se fazer a comparação com o numero de grandes celebridades politicas do RS e no meio de comunicação que existem e já existiram no Brasil.

    Se esse ar bairrista e as vezes até “agressivo” como ditam alguns, ( o que eu chamo de personalidade forte) é positivo ou negativo..eu não sei; mas foi isso que construiu nossa história e tradição, pois tivemos a coragem tanto politica quanto bélica de lutarmos pelo o que nos era de direito…

    Não estou dizendo que o povo curitibano e paranaesne não tem tanta personalidade e uma historia identificada, pois cada um deve saber de sua história…pois isso reflete em partes na característica tanto física quanto pisicologica de um povo.

    Acho Curitiba uma bela cidade, mas não troco pela minha bela e amada Porto Alegre, agora definir qual a melhor, é questão de mera opinião, como disseram aqui, o que é bom pra um, pode não ser bom pra outro… mas uma coisa é certa!! tem que haver respeito entre as pessoas e os povos, tenham muito cuidado em medirem as palavras por suas próprias opiniões ( como no caso de nosso amigo Hamilton citando suas palavras com um toque de xenofobia acima)

    Bem, minha opinião foi aqui expressada!! Um abraço e saudações tanto a Porto Alegre quanto a Curitiba!!

  17. Pablo Fischer
    25 de agosto de 2013 at 9:04 #

    Ah minha Curitiba…única no Brasil. Tão diferente, tão próxima do centro e ao mesmo tempo tão isolada. Umas das maiores economias do Brasil, a mais fria, a mais nublada, a mais motorizada das capitais. É a grande cidade com melhor IDH, e alguns apontam como a melhor educação e a melhor saúde. A mais limpa, a mais moderna, o melhor aeroporto, o melhor transporte publico. A mais sustentável, a que tem os mais belos parques. Bom, são muitos títulos. Dizem que também tem o povo mais gelado do país. Sim, Curitiba é tudo isso, é singular. Da sofisticação do tradicional Batel a simplicidade do popular Boqueirão. Da gastronômico bairro de Santa Felicidade a feirinha do Largo da Ordem. Do Barigui, dos shoppings e do Natal do Palacio Avenida. É único viver aqui. E Curitiba não tem comparação. Abraços aos amigos de POA !

    • Ronaldo Pereira
      13 de março de 2014 at 16:27 #

      Pablo, concordo em gênero e grau contigo. Amo minha Curitiba e não troco por outra cidade até pela minha segunda paixão que é Porto Alegre.

  18. emersom
    31 de agosto de 2013 at 2:27 #

    sao paulo agradece enquanto nois aqui do frio se degradiam entre si os paulista ,mineiros ecariocas fazem festas com nosso trabalho,feira mundial spo,olimpiadas rj,encontro m..juv… rio,pam rio,copa jogos principais sudeste,investimento governo federal sp ,rj ,mg,e nois aqui preoucupados com materia e nao com respeito,feliz e sc que nao se preoucupa com grandiosidade e sim com qualidade de vida,quando curitiba ou poa sera tao linda quanto floripa?e balneario camburiou so tem 100 mil hab ,mais sua sky line humilha ate mesmo a marginal pinheiros emsp,ou av paulista,paremos com as animosidades,e claro que nao precisamos ser idiotas ao ponto de dizer o sul eo meu pais isso e coisa de racista……..somos brasileiros,a uniao do sul tem que ser no sentido de reclamar por direitos…..quanto a melhor cidade nenhuma delas ,na minha opiniao a cidade mais cosmopolita do sul e foz e acabou ,moro em curitiba mais foz e muito mais capital que as duas .voçe sente uma energia hurbana poa e cwb perto de foz e dus cidades caipiras em dias de comicio………

  19. emersom
    31 de agosto de 2013 at 2:37 #

    desculpen me sou pessimo em digitar e nao sou proucupado em agradar a academia dos imortais……eu quis dizer que cwb e poa ,em comparaçao com foz e igual cidade do interior em dias de comicio ou chegada de circo,foz diga se de passagem toda aquela regiao da triplice fronteira 1.5 milhao de habitantes…………………….

  20. emersom
    31 de agosto de 2013 at 2:45 #

    quanto a balneario camb……aquele paredao de predio ultra modernos

    balneario camb….e imbativel em ed …supera ate mesmo a av paulista ,marginal pinheiros………..pra que ter 3 milhoes de problemas sendo que com 100 mil se tem um efeito melhor……………….quando for criada a metronorte londringa essa rixa entre poa e cwb sera coisa do passado………..

  21. Pablo Fischer
    10 de setembro de 2013 at 5:51 #

    Emerson, sugiro um curso de digitação e de redação básica para você. Depois volte, ok?

    Abçs !

  22. Manfredini
    2 de dezembro de 2013 at 12:46 #

    Emerson!! Vai te informar primeiro!! Aposto que é natural de cidade pequena…acertei??

    Abraço!!

  23. Gautama Fróes
    16 de dezembro de 2013 at 3:34 #

    Sou porto alegrense mas conheço muito bem Curitiba onde tenho um primo que mora la. Na verdade são duas belíssimas cidades com muitas semelhanças mas muito mais contrastes.
    No entanto em defesa de ganhar minha cidade do embate que promoveram Curitiba é mais violenta, tem 122 favelas contra 76 de Porto Alegre. E ao contrario do foi mencionado nenhuma delas foi sede da copa das confederações no entanto Poa terá na copa do mundo 5 jogos, 4 da primeira fase e 1 oitavas de final e Curitiba so 4 da primeira fase.

    • rafael
      3 de fevereiro de 2014 at 19:28 #

      E o que isso interfere na vida do povo?dinheiro nas cuecas do politicos?sim,do que adianta uma copa se milhares e milhares de pessoas rogando por uma vida digna,ÁGUA COMIDA acho que seu comentário foi um tanto que imoral

    • Ronaldo Pereira
      13 de março de 2014 at 16:30 #

      Gautama, Curitiba tem mais favelas por ter quase 400.000 habitantes a mais que POA, é como se Caxias do Sul se juntasse a Porto Alegre para ter a mesma população só de Curitiba.

  24. Pedro
    9 de fevereiro de 2014 at 20:23 #

    A matéria é muito boa, salvo alguns erros graves principalmente com relação ao transporte público. Morei 2 anos em Curitiba e estou a um ano em Porto Alegre.

    A capital gaúcha possui um sistema precário de transporte público, há um trem que liga o centro da cidade à outras cidades da região, porém não cobre dentro da cidade. O projeto de metrô não sai do papel, e quando sair, terá inicialmente 10 km de linha, em uma cidade desse porte (simplesmente ridículo).

    Já a capital paranaense, pode não ter um projeto de metrô, até porque não se faz necessário, o transporte de ônibus é muito bom, abrangendo toda a cidade. Além do mais, é muito mais barato do que em Porto Alegre.

    As ruas de Curitiba foram melhor planejadas, com isso há menos engarrafamentos do que em Porto Alegre. Mesmo com menos táxis sempre fui atendido e nunca esperei mais do que 10 min. Ao contrário do que em Porto Alegre, que já esperei mais de meia hora e algumas vezes minha carona simplesmente não veio.

    Posso falar do transporte público pois sempre necessitei do mesmo em ambas as cidades. Curitiba tem ainda uma linha de ônibus exclusivo do aeroporto para qualquer região da cidade… e com ar condicionado.

    Apesar de tudo, ambas cidades são muito boas, mas se o transporte é algo fundamental para você (ti), comparar Curitiba com Porto Alegre é como comparar a o sistema de saúde de um país de primeiro mundo com o nosso. Não, não estou exagerando.

    • Christian Marques
      1 de junho de 2014 at 18:38 #

      Cagão

  25. Ronaldo Pereira
    13 de março de 2014 at 16:49 #

    Não gostei se sua comparação, tem muitas falhas e muita proteção a capital dos gaúchos, a impressão que tu passa é que Porto Alegre é melhor que Curitiba, e não segue o título que parecia ser mais democrático. Tu errou em muitos itens que citou, errou feio em matéria do transporte coletivo que é mais organizado e apesar de tudo ainda é referencia, o Centro: Bem mais limpo e em faze de modernização e revitalização, querem até implantar um bonde de turismo no centro histórico que é bem mais conservado que de POA, Errou dizer em transito: Que Poa está construindo uma grande avenida, e em Curitiba foi criadas muitas nas regiões mais pobre da zona sul, grandes avenidas mesmo, fora a linha verde que corta e cortará a cidade de Norte a Sul com mais de 20 km de extensão e claro não sitou as ciclovias, que tem quase 140 km de extensão. E por Ultimo, foi escrito que a população cresceu devido a migração de pessoas do interior pois não há estrutura no resto do Paraná, fique sabendo que as cidades do interior estão indo bem e crescendo mais até que as cidades do RS, claro nem todas mais a grande maioria. Cidades como Maringá, Londrina, Cascavel, Guarapuava etc. são grandes centros e atraindo grandes empresas, e o desemprego é uma das menores do país, muito dos migrantes são catarinenses, paulistas, gaúchos e sul-mato-grossenses, fora os argentinos e paraguaios e chineses, fora que Curitiba recentemente foi a quarta capital que mais estrangeiros fixaram residencia no país.
    Isto que escrevi para ilustrar um pouco mais sua “comparação”, mas ainda lendo mais uma ou três vezes sua matéria, tense a nítida impressão que és favorável a minha querida Porto Alegre, a capital do meu querido Rio Grande do Sul.

  26. Humberto
    28 de maio de 2014 at 1:27 #

    Bom… Sou de São Paulo e acho que ela favoreceu realmente Porto Alegre!!!!! A capita dos gaúchos é realmente muito bonita, limpa e com alto desenvolvimento social (não é a toa que sedia o Mercosul no Brasil)… O transporte público também é admirável com linhas de ônibus por todas as partes da cidade, além do maior sistema de transporte ferroviário municipal da América Latina. com muitos cinemas, livrarias,cafeteiras, museuse predios históricos… Lá também há bairros belíssimos como o Muinhos de vento e o Bela Vista por exemplo…e os gaúchos são um povo muito acolhedor e simpático….
    Por outro lado Curitiba também é uma cidade admirável com um excelente planejamento urbano, muitos shoppings, predios autos (uma metrópole referência em organização enquanto Porto Alegre é muito suja….
    Meu parecer é que acho Porto Alegre mais aconchegante, antiga com um belíssimomais cais do porto enquanto Curitiba é uma verdadeira metrópole com predios e muita movimentação….
    Espero que isso sirva para um ponto de vista técnico sobre essas belas cidades….

Deixe seu recado